A obra "Comunicação e Universidade: reflexões críticas”; inova ao reunir para o leitor o pensamento teórico de atuantes pesquisadores do campo, como José Marques de Melo, Carlos Chaparro e Margarida Kunsch, a contribuição crítica dos professores Eduardo Magrone e Antônio Hohlfeldt, como também a experiêcia prática, resultado do trabalho de planejamento e gestão de ações de comunicação, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. A primeira parte da obra,“Pensar a Comunicação e a Universidade”; apresenta importantes referenciais teóricos para o entendimento crítico da Comunicação na Universidade. Os artigos de ângelo ésther, Eugêia Barichello, Márcio Simeone Henriques, Wilson Bueno e Boanerges Lopes incorporam novas reflexões sobre a instituição no ambiente complexo da contemporaneidade. A segunda parte, “Retratos da Comunicação na UFJF”;, é composta por relatos e estudos de caso, que expõem de forma crítica os processos de criação e utilização de produt