CONTEXTOS, (IN)DEFINICOES E SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

CONTEXTOS, (IN)DEFINICOES E SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS
isbn13
R$ 90,00

Este estudo analisa a condição do trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), cuja carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) trouxe melhorias, mas, também, ampliou o espaço de atuação docente para os dois níveis de ensino, concomitantemente, da Educação Básica Profissional Técnica de Nível Médio à Educação Superior. Metodologicamente, a pesquisa envolve revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas, pauta-se na triangulação de dados quantitativos e qualitativos e fundamenta-se sobre os conceitos de profissionalização, desprofissionalização e reprofissionalização da docência. Identifica-se uma condição que mobiliza aspectos aparentemente contraditórios, como, por exemplo, ampliação da qualificação e maior controle, desenvolvimento profissional e intensificação, melhoria nas condições de remuneração e desestabilização dos referenciais identitários